Denunciados por desvio de verba pública em favor de terceiros, os prefeitos de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira, e de Caldas de Cipó, Jailton Ferreira de Macedo, acabam de ser afastados dos cargos. A decisão foi preferida pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça na terça-feira, 4 de dezembro, durante a sessão em que foram analisadas duas ações penais apresentadas pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público estadual. A Câmara recebeu as denúncias formuladas pelo Ministério Público e afastou os gestores imediatamente.
Segundo informações do CAP, o prefeito de Eunápolis pagou, entre os anos de 2005 e 2007, cerca de R$ 1,9 milhões por serviços que não foram totalmente realizados. Ele contratou diretamente duas empreiteiras para realizar obras de infraestrutura, saneamento básico, conservação e pavimentação do sistema viário do município. Uma das empresas (MSE Transportes e Urbanização Ltda.), destaca o Ministério Público, pertence ao atual prefeito de Alcobaça, Leonardo Coelho Brito, que utilizava Flávia Moreira de Souza para, “aparentemente”, gerenciar o negócio.
A outra, a Plena Empreendimentos e Engenharia Ltda. (PEE), é administrada por José Isaias Mascarenhas. Todos eles, registra a denúncia, beneficiados com a contratação irregular e também denunciados pelo MP. A Instituição denunciou ainda o então secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Omar Reiner Santos, acusado de auxiliar o prefeito no desvio da renda pública.
O prefeito de Caldas de Cipó, Jailton Macedo, é acusado pelo Ministério Público de simular procedimento licitatório para desviar renda pública em favor da empresa ICC Impacto.com Comercial Ltda, sediada em Feira de Santana. Segundo o CAP, o gestor contratou a empresa para fornecer tintas para o Município apesar de saber que, dentre as atividades dela, não constava a comercialização do produto. De Solano Lopes, que sempre denunciou os demandos na adminstração de Jailton Macedo em Caldas de Cipó, encontramos a seguinte afirmação no site do Arildo Leone, mês de março 2012: " ... essa administração já comprou tintas para pintar parede das escolas municipais, em casa comercial, cuja atividade é vender Produtos Farmacêuticos sem Manipulação de Formulas, em 2005". Na quarta-feira, 5 de dezembro, no periodo da manhã, o Vice-Prefeito Gabi foi empossado no cargo de prefeito pela Câmara de Vereadores, conforme determinou o TJ-Bahia.
Informações da ASCOM do MP e pesquisa do Joilson Costa, Rádio Pombal FM / Arildo Leone.