Apesar de não ir à convenção, o mesmo demonstrou sua posição enviando um ofício para os presentes. No panfleto distribuído, Walter Ximbica resume que não vê legitimidade na candidatura do PT a prefeito e muito menos se sente representado.
Abaixo, conteúdo do panfleto distribuído no dia da convenção com o título :
QUEM É RESPONSÁVEL PELA BAGUNÇA?
Em reposta a afirmação do Prefeito na Rádio Millenium FM no dia 26/06 de que não ia admitir “BAGUNÇA” no “GRUPO”.
PARA INÍCIO DE CONVERSA VAMOS DEFINIR O QUE SEJA UM GRUPO:
- Um grupo não é um mero somatório de pessoas, pois nesse caso referimo-nos a ajuntamentos ou a multidões. Deste modo, define-se grupo como uma “unidade social constituída por pessoas com papéis interdependentes orientadas para objetivos comuns e que regulam o seu comportamento por um conjunto de normas” estabelecidas pelos próprios elementos do grupo.
As “normas estabelecidas pelos próprios elementos do grupo”, no caso do “GRUPO” denominado PT, estão descritas no Estatuto e no documento intitulado REGULAMENTO DAS PRÉVIAS E ENCONTROS 2012 aprovado pelo Diretório Nacional em 02/12/2012.
Art. 1º: A Executiva Municipal deverá elaborar um calendário para indicação, impugnação e aprovação das candidaturas do PT.
NÃO ATENDIDO - -A EXECUTIVA NÃO SE REUNIU E NÃO TIVEMOS NENHUM CALENDÁRIO.
Sei do esforço do Presidente em marcar as reuniões, inclusive marcou uma no do dia 28/04/12. Pena que o atual prefeito fez uma ligação e cancelou a mesma. Na verdade o objetivo do Prefeito atual era não ter nenhuma reunião para se chegar ao encontro e dizer: “não temos mais tempo então o candidato é ...”
Art. 24: A pauta dos Encontros versará exclusivamente sobre a política de alianças e a tática eleitoral.
NÃO ATENDIDO - NÃO DISCUTIMOS NADA DE PÓLÍTICA DE ALIANÇAS NEM TÁTICA ELEITORAL, APENAS UM “AJUNTAMENTO” DE PESSOAS PARA DIZER QUE FOI FEITO UM ENCONTRO.
Art. 32: A Executiva Municipal determinará a abertura do prazo de inscrição de précandidaturas a Prefeito, que deverá se estender por, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis.
NÃO ATENDIDO - NÃO FOI ABERTO, MESMO SOLICITANDO AO PRESIDENTE NO DIA DA REUNIÃO (20/05) QUE ACONTECEU COM O MESMO, O PREFEITO E DEMAIS PRÉ CANDIDATOS. ANTES DISO TINHA ENVIADO E-MAILS PARA OS MESMOS ALERTANDO-OS.
Art. 37: Findo o prazo de inscrição, e havendo mais de um pré-candidato a Prefeito, será realizada Prévia Eleitoral...
§ 1º: ... a escolha do candidato ocorrerá no Encontro de Delegados, com votação em urna.
NÃO ATENDIDO – HAVIA MAIS DE UM PRE CANDIDATO E NÃO ACONTECEU NENHUMA PRÉVIA NEM VOTAÇÃO POR URNA!
Art. 41: Antes da realização das Prévias deverão ser realizadas plenárias e discussões, com ampla divulgação a todos os filiados.
NÃO ATENDIDO – QUANDO FOI QUE O DIRETÓRIO DEU ESSE DIREITO?! O PREFEITO TEM MEDO DE REUNIÃO!
Art. 49: A pauta dos Encontros deverá conter, no mínimo, os seguintes pontos:
c. Política de alianças; d. Escolha de candidatos a prefeito, vice e vereadores.
Art. 51: O Encontro é que define o candidato a Vice-Prefeito e por voto secreto em caso de mais de uma candidatura à vaga.
NÃO ATENDIDO – DEVÍAMOS DEFINIR QUAIS ALIANÇAS PODERÍAMOS FAZER. ALÉM DISSO, DEVERÍAMOS DISCUTIR AS POSSIBILIDADES DE VICE. MAIS UMA VEZ O GRUPO NÃO FOI CONSIDERADO E “DEVE” TER SAÍDO DE ALGUMA CABEÇA ILUMINADA OS NOMES.
Art. 56: Qualquer filiado poderá fiscalizar a aplicação das normas do presente Regulamento... ou ainda, apresentar recurso perante as instâncias superiores.
NÃO ATENDIDO – NÃO TEMOS SEDE PARA PROTOCOLAR NENHUM DOCUMENTO, FIQUEI PRA LÁ E PRA CÁ, TENTANDO CONVERSAR COM O PRESIDENTE MUNICIPAL, MAS PERCEBI QUE QUALQUER DECISÃO QUE TOMASSE NÃO SERIA CONSIDERADA PELO ATUAL PREFEITO QUE ATROPELOU TODAS AS NORMAS DO PARTIDO. DIANTE DE TUDO ISSO RECORRI À INSTÂNCIA SUPERIOR.
Art. 57: O recurso apresentado à instância superior deverá tratar de indiscutível conflito com as normas previstas no presente Regulamento ou no Estatuto.
POR QUESTÃO DE “TEMPO”, RECURSOS DE ALGUMAS CIDADES, INCLUINDO O SOLICITADO POR MIM, NÃO ENTRARAM EM PAUTA NAS DUAS REUNIÕES QUE A EXECUTIVA ESTADUAL TEVE ANTES DO DIA 30/06.
DIANTE DESSE CENÁRIO CONTINUO SEM RECONHECER A LEGITIMIDADE DO PROCESSO DE ESCOLHA. DEVIDO AO NÃO CUMPRIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS PELO PT, A DIREÇÃO MUNICIPAL ESTÁ DANDO OPORTUNIDADE QUE O PROCESSO CONTINUE ASSIM, OU SEJA, QUALQUER FILIADO PODERÁ TAMBÉM “NÃO CUMPRIR” O ESTATUTO, POIS ESTÁ O PREFEITO É O RESPONSÁVEL PELA “BAGUNÇA”.
MINHA POSIÇÃO: Uma vez que a Executiva Municipal não cumpriu os prazos e procedimentos previstos no regulamento aprovado pelo Diretório Nacional, para escolha de seus candidatos para as eleições de 2012, CONTINUO SEM RECONHECER A LEGITIMIDADE DO PROCESSO DE ESCOLHA DO CANDIDATO DO PT ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.
EM RESUMO, NÃO ME SINTO REPRESENTADO DENTRO DO PT PARA A DISPUTA MAJORITÁRIA DAS ELEIÇÕES DE 2012.
ALEGAÇÃO DO PREFEITO PARA ATROPELAR O PROCESSO: “NÃO HOUVE MANIFESTAÇÃO DE OUTRO PRÉ CANDIDATO A NÃO SER ZÉ ROBERTO.
Tivemos uma reunião com o próprio prefeito, o presidente e 5 pré candidatos (Caio, Jean, Zé Roberto, Walter e Nildo) dia 20 de maiode 2012. Assim todos estavam cientes que existiam outros pré candidatos.
Dia 26/05 o prefeito se dirige a MILLENIUM FM e afirmou que o pré candidato era Zé Roberto e que dia 30/06 iria homologar o nome e não admitia ‘BAGUNÇA” no Grupo (intimidou!!!).
Após isso, a Rádio Millenium FM informou a desistência de alguns pré candidatos, como Pedro, Nildo, Caio e Dr. Adriano.
Em nenhum momento foi dito que Walter Ximbica havia desistido. Jean também não falou sobre desistência.
Seguindo o Estatuto, fui “entendendo” que era uma opção pessoal do Prefeito e que o processo continuava. Fui a rádio, inclusive até dia 08 de junho dizendo que continuava como pré candidato. Quem quiser pegue a gravação.
Acredito que a reunião do dia 10/06 só aconteceu pela minha insistência, pois o objetivo era ter apenas a convenção dia 30/06, conforme falou o Prefeito no Rádio.
FATO CURIOSO NO DIA DA REUNIÃO (10/06):
- JAILTON ESTAVA ENCERRANDO O ENCONTRO SEM TER MENCIONADO SOBRE PRÉ CANDIDATURA. Percebendo isso me dirigi ao presidente e disse que ele precisava mencionar sobre as 03 pré candidaturas e como seria feita a escolha. O Presidente então disse que iria resolver. Dirigiu-se ao microfone e de repente perguntou se aceitavam Zé Roberto como candidato. Após isso, desligaram os microfones e não tive a chance de contrapor. PORQUE FOI ASSIM ESSE PROCESSO?
- No mais, a direção do Partido e Jailton não podem dizer que não sabiam ou não houve manifestação.
- Se isso for repetido, direi; “É UMA GRANDE MENTIRA”. Desculpe “os modos”, mas em nenhum momento retirei a minha pré-candidatura. Todos na cidade sabiam que continuava como pré-candidato.
A INSCRIÇÃO NÃO PODIA SER FEITA NA HORA. PRÉ-CANDIDATURAS SÃO FEITAS ANTES DO ENCONTRO. A MANIFESTAÇÃO FOI FEITA ANTES DO ENCONTRO. VEJAM O ESTATUTO.
PARA FINALIZAR A CONVERSA VOLTAMOS A DEFINIR O QUE SEJA UM GRUPO:
Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitam direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.
QUE TIPO DE INTERAÇÃO HÁ ENTRE A PRINCIPAL PESSOA (por ser Prefeito) E AS DEMAIS DO GRUPO?
PORQUE NÃO RESPEITARAM OS DIREITOS E CUMPRIRAM COM AS OBRIGAÇÕES?
COMO ESTÃO CONTRIBUINDO PARA QUE OS COMPONENTES “SE APERCEBAM DE ALGUMA FORMA AFILIADOS AO GRUPO”?
SE HOUVE AGUMA BAGUNÇA NO GRUPO, O RESPONSÁVEÇL SE CHAMA JAILTON MACEDO.
NÃO RECONHEÇO LEGITIMIDADE NO NOME IMPOSTO NO PT PARA A DISPUTA MAJORITÁRIA DAS ELEIÇÕES DE 2012.
PT saudações,
Walter Ximbica
0 Comentários
ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.