Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

AGENTES DE ENDEMIAS RECEBEM NOVO TREINAMENTO CONTRA FEBRE CHIKUNGUNYA E DENGUE

Todo caso suspeito deve ser notificado em até 24 horas. Em caso de suspeita, procure o posto de saúde mais próximo. já temos equipe treinada para combatê-la. colabore seguindo algumas orientações:

O QUE É - É uma doença causada pelo vírus CHIKV do gênero Alphavirus. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti (o mesmo que transmite a dengue) e pelo mosquito Aedes bopictus. O período de incubação, a partir da picada por mosquito infectado com o CHIKV até o aparecimento dos sintomas, é em média de 3 a 7
dias, podendo variar de 1 a 12 dias.

SINTOMAS - São semelhantes aos da dengue: febre de início súbito, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. A grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações, sendo as mãos e pés mais afetados, e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. A doença tinha transmissão restrita aos países da África e Ásia, mas atualmente, ocorre em países e territórios da região do Caribe e iniciou em alguns estados do Brasil.

CASO SUSPEITO DE CHIKUNGUNYA - Paciente com febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia ou artrite intensa, podendo está associados a cefaléia, mialgias e exantema, Sendo residente ou visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas ou paciente residente ou ter visitado, durante período de transmissão/viremia (inicia a partir do 1º dia de inicio dos sintomas até o 10º dia) áreas onde há registros de casos suspeitos ou confirmados.

PREVENÇÃO E CONTROLE - Recomenda-se realizar e intensificar as ações de vigilância e controle do vetor, desenvolvidas para a dengue. Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas. Lave sempre e mantenha com tampa a caixa d’água e outros recipientes de armazenamento de água. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto. Guarde as garrafas viradas para baixo. Lave bem, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, potes, garrafas, baldes, etc. Se na sua casa tiver plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso com escova e sabão, pelo menos uma vez por semana. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha as lixeiras bem tampadas. Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje.

INFORMAÇÕES: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NO TEL.: (75) 3435-1698
E-mail-smscipo@gmail.com
PREFEITURA DE CIPÓ, ÁGUAS DE UM NOVO TEMPO!

Postagem:Brankinho Mendes

Postar um comentário

0 Comentários