Já pensei que era muito louco que a história de Gonzagão se cruzasse em algum momento com a história da minha família e a minha própria. Depois que eu passei a entender algumas coisas, me peguei pensando que é muito natural isso ter acontecido. Embora tenha se tornado tocador do mundo, Gonzaga era essencialmente um sertanejo e gostava de viver e tocar entre os seus. Andou por uma grande extensão do sertão nordestino e fazia amigos por onde passava, conforme ele expressou em sua obra tantas vezes. Foi numa dessas andanças, que ele se hospedou na pensão da minha bisavó Anita, na então chamada Caldas de Cipó, cidade do sertão baiano, pelos idos de 1960. Cipó, como é chamada hoje, vivia uma época farta e possuía em funcionamento seu Grande Hotel, onde Gonzaga se apresentou. Ele e Anita vieram a se tornar amigos, a ponto de Gonzaga se referir a ela como mãe, segundo documentos que herdei. A partir de tal encontro, Dominguinhos, Anastacia, Trio Nordestino e outros tantos artistas freqüentaram a casa-pensão da bisa. Nesse meio tempo, crescia o menino Eduardo Luiz Piñeiro, filho do espanhol Armindo com Terezinha, filha de Anita. Eduardo ora respirava um sertão tranqüilo e fértil de musicalidade.
Não tenho dúvidas de que isso influenciou na sua formação, afinal, o Eduardo Luiz viria a cantar e compor temas muito originais ao violão.
Em 1965, certamente num gesto de carinho e apreço por Anita, Gonzaga se tornou padrinho de batismo de seu neto Eduardo, que contava na época 12 anos e aos 27 aproximadamente, se tornou meu pai.
Quando Anita e Terezinha se foram em 1997, eu nem sabia dessa história. Mas o fato é que herdei do meu pai, afilhado do homem, fotos, um livro e alguns documentos que pertenceram a Anita, e eles me ajudaram a conhecer um pouco dessa história, que agora compartilho com vocês.
PS: Descobri há alguns anos que Gonzaga dedicou uma música instrumental à minha bisa, intitulada Anita do Cipó, faixa 12 do álbum “São João do Araripe” de 1967, que pode ser ouvida aqui: http://www.youtube.com/watch?v=BSgAe1CU3Bg
MATÉRIA E FOTOS: Gabriela Piñeiro - www.facebook.com/magapineiro
ACESSE O DICIONÁRIO GONZAGUEANO DE A a Z com foto de ANITA: http://www.forroemvinil.com/livro-dicionario-gonzagueano-de-a-a-z
2 Comentários
PARABENS!!!
ResponderExcluirO SEU DEPOIMENTO VAI BEM ALÉM DE MEMÓRIAS E ALBUM DE FAMÍLIA. SÃO TAMBEM REGISTROS DE UMA CIDADE QUE VIVIA DESDE OS ANOS 30 DESTINADA AO PROGRESSO POR SUAS ÁGUAS, POR SUA CULTURA E SOBRETUDO POR SUA HOSPITALIDADE!
TANTO O RADIUM HOTEL QUANTO O GRANDE HOTEL CALDAS DE CIPÓ FORAM PALCOS DOS MAIS DIVERSOS ARTISTAS DA MUSICA NO BRASIL, A EXEMPLO DOS TAMBEM NORDESTINOS "TRIO NORDESTINO"...
QUANTO AO NOSSO "EDUARDINHO", DE CHUTEIRAS, ERA E É UM DOS GRANDES DO FUTEBOL CIPOENSSE, E DE VIOLA NAS MÃOS, UM SHOW DE IRREVERENCIA, IMPROVISO E CRIATIVIDADE NO SEU CANTO... QUANDO GONZAGÃO ABENÇOA É ASSIM!... ESPERO QUE UM DIA COLOQUE SUAS COMPOSIÇOES NA MÍDIA!!!
*RANIERI CAETANO.
QUE MARAVILHA!QUE BOM SABER QUE O MAIOR ARTISTA BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS TEM SUA HISTÓRIA GRAVADA EM CIPÓ E QUE CIPÓ TEVE UMA ILUSTRE FILHA QUE O RECEBEU DE CORAÇÃO ABERTO.
ResponderExcluirPARABÉNS!
JONAEL CARNEIRO - NOVA SOURE
ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.