Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

NOTÍCIAS DE HOJE (07/11/2012)

OBAMA REELEITO
O forte apoio dos eleitores hispânicos, o grupo demográfico que cresce mais rápido nos EUA, ajudou o presidente Barack Obama a garantir um segundo mandato na Casa Branca.
O apoio para Obama entre os hispânicos foi de cerca de 66%, de acordo com pesquisa Reuters/Ipsos no dia da eleição, aproximadamente em linha com a porcentagem que votou a favor dele quatro anos atrás.
SAIBA MAIS:
Era crucial para Obama reter o cobiçado bloco de eleitores, especialmente porque ele perdeu apoio entre homens brancos, disse o cientista político Matt Barreto, da Universidade de Washington, que rastreou a intenção de voto hispânica por meses.
O voto das mulheres também foi decisivo. Entre elas, Obama venceu Romney com 55% dos votos, contra 43% para o republicano, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos no dia da eleição. A vitória quase alcançou a vantagem de 13 pontos de Obama entre os eleitores do sexo feminino sobre o republicano John McCain, em 2008.
Já entre os homens brancos, Obama viu seu apoio cair de 41% em 2008 para 36% nestas eleições.
O presidente reeleito fez um grande esforço para cortejar os estimados 24 milhões de potenciais eleitores hispânicos, buscando superar algum descontentamento com suas políticas de imigração.
Reeleito
Obama afirmou em discurso que "o melhor ainda está por vir" e que ele volta à Casa Branca "mais determinado e inspirado" para o segundo mandato.
Ele teve dificuldades para iniciar seu discurso. A plateia gritava para o presidente: "Mais quatro anos! Mais quatro anos".
Assista ao discurso de Obama e leia a íntegra, em inglês
Quase duas horas depois, Romney, em discurso em Boston, admitiu a derrota e desejou boa sorte ao rival.
Em setembro, Obama disse que "seu maior fracasso" foi a falta de uma ampla reforma da imigração, apesar de sua administração ter lançado um programa em junho que autoriza jovens imigrantes sem documentos a se candidatarem para trabalhos temporários.
"Nós vimos o entusiasmo com a posição de Obama crescer entre os hispânicos e os eleitores de forma geral após o anúncio de sua candidatura", disse Barreto.
O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, o rival republicano de Obama, assumiu uma linha-dura sobre imigração, dizendo que imigrantes ilegais deveriam deixar o país, ou se "autodeportar", antes de fazer uma tentativa de obter a cidadania.
Os hispânicos são responsáveis por mais da metade do crescimento populacional dos EUA, de acordo com dados do censo de 2010. A população hispânica no sul, uma base republicana, cresceu 57 por cento entre 2000 e 2010 -- quatro vezes o crescimento da população geral da região.
A vitória de Obama, porém, coloca a agenda de imigração em suas mãos. Notavelmente, quando Obama elencou suas maiores prioridades bipartidárias em seu discurso de vitória, no início da manhã de quarta-feira, "arrumar o sistema de imigração" estava entre elas.
Vitória
Obama havia conseguido, até a última atualização desta reportagem, 303 votos de um total de 538, contra 206 do rival, segundo a AP. Eram necessários 270 votos para garantir a vitória. Apenas os 29 delegados da Flórida ainda não foram contabilizados, devido à margem apertada entre os dois candidatos durante a apuração, que não foi finalizada. O resultado do estado, entretanto, não influenciará o resultado final.
No voto popular, Obama tinha 56.179.869, contra 56.732.246 do rival até o momento.
A festa da vitória aconteceu no McCormick Place, em Chicago, base política de Obama e cidade onde ele acompanhou a apuração.
Congresso dividido
Apesar da reeleição, Obama deve continuar enfrentando problemas para aprovar suas medidas no Congresso, que manteve sua divisão: Câmara controlada pelos republicanos, e Senado, pelos democratas.
Isso dificulta o trabalho do presidente – ele precisa usar sua base nas casas para que elas proponham e aprovem as leis e reformas de seu interesse.
Na eleição de 2008, os democratas também ganharam a maioria no Senado e na Câmara de Representantes. Nas eleições legislativas de 2010, entretanto, os republicanos recuperaram a maioria entre os deputados – atualmente, são 241 republicanos e 194 democratas.

Itiúba-BA: Polícia Civil e MP prendem homem acusado de estuprar 22 crianças
Uma operação conjunta entre Policiais Civis do Município de Itiúba, e Ministério Público da Comarca, comandada pelo Delegado de Polícia Titular Dr. Claudio Gomes, e o Promotor de Justiça da Comarca Dr. Samuel de Oliveira Luna, em cumprimento mandado de prisão e busca e apreensão veicular e domiciliar, na última quinta-feira,01, por volta das 17 horas, conseguiram êxito em efetuar a prisão do acusado de praticar crime de estupro de vulnerável, identificado como José Barbosa de Oliveira, conhecido por “Zé da Topic”. Após vários meses de investigação, ficou constatado que o acusado para aliciar, realizar ato libidinoso e praticar relação sexual contra 22 crianças e adolescentes, realizava encontros em um bar localizado no Município de Itiúba, colocava as vítimas no interior do seu veículo tipo Topic cor branca, dirigindo-se para um local ermo e escuro no lugarejo denominado “Estado” no desígnio de consumar o seu desejo sexual, infringindo a Lei Penal.
No momento da realização da busca veicular e domiciliar, com fundamento em que determina a Lei Máxima do Pais, com a máxima cautela e comedimento necessário foram encontrados vários produtos tipo cosméticos utilizados para estimulação e pratica sexual.
O acusado encontra-se recolhido na cadeia pública do Complexo Policial do Município de Itiúba à disposição da Justiça Criminal, que por Decisão, decretou a Prisão preventiva, com fundamento nos Artº 311 do CPP, por pratica de crime tipificado no Artº 217 – A do Códex Penal Pátrio. (Estupro de Vulnerável).
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena – reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.
§ 1o Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.Carlino Souza com informações da Polícia Civil de Itiúba.
Polícia detém suspeito de assassinar radialista em Itabaiana-SE
No inicio da tarde desta terça-feira, dia 06, agentes da Divisão de Homicídios do município de Itabaiana prenderam um jovem acusado de assassinar o radialista Edmilson de Jesus, conhecido como Edmilson dos Cachinhos.
O suspeito se trata de José Jean do Carmo Mota, de 21 anos, morador do bairro Mutirão. Ele foi localizado pela polícia quando saía de uma casa lotérica na cidade de Areia Branca, e trafegava na BR-235 em uma motocicleta.
O acusado não reagiu a prisão, e a motocicleta que ele conduzia não há restrições. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Itabaiana e nega inicialmente o envolvimento na morte do radialista, mas a delegada Vivianne Jardim explicou que não há dúvidas sobre a participação de Jean no crime, mas precisa realizar novas diligências até que uma série de detalhes sejam devidamente elucidados.
Na manhã dessa quarta-feira, dia 07, haverá uma entrevista coletiva com as delegadas Katarina Feitoza, superintendente da Polícia Civil; Vivianne Pessoa, coordenadora das Delegacias do Interior; e Viviane Jardim, do setor de Entorpecentes da Delegacia Regional de Itabaiana, responsável pelo inquérito policial, onde será detalhado a prisão do acusado.
O radialista Edmilson de Jesus foi morto dentro dos estúdios da rádio Princesa FM 99.3, no dia 28 de outubro, enquanto trabalhava. No momento do crime, o radialista estava sozinho na rádio que fica localizada na Avenida Manoel Antônio dos Santos.Carlino Souza com informações do Portal Itnet
Governo divulga gabarito oficial do Enem
O Ministério da Educação, Mercadante, divulgou nesta terça-feira, 6 os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2012. As provas foram realizadas no sábado e domingo. O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos. Em Ribeira do Pombal, milhares de jovens também participaram da prova.

O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem. Os documentos referente a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O MEC ainda vai disponibilizar os cadernos de prova de cada cor.
Quem fez a prova pode verificar o resultado no link: enem.inep.gov.br
Retirado do site Folha pombalense com Informações do  g1.com.br
Veículo tomado de assalto em Ribeira do Pombal é encontrado em Tucano
Policiais da 2ª CIAPM/ Tucano localizaram na tarde desta terça-feira dia 6, no bairro da Urbis em Tucano, um veículo do tipo Caminhonete VW Amarok de cor prata placa policial, OKV-8010, licença de Salvador/ BA. O automóvel estava estacionado em uma antiga quadra esportiva, desde as 23h de ontem, o que intrigou os moradores, que acionaram a Polícia.
Após constar a veracidade da denuncia, os agentes procuraram buscar informações a respeito do veículo, e constatou-se que o mesmo, havia sido tomado de assalto por dois elementos armados, às 21h48min da última segunda-feira dia 5,
no centro da cidade de Ribeira do Pombal e teriam feito o condutor de prenome; Ernani e a sua esposa de refém.
Informações ainda dão conta de que, os bandidos saquearam as vítimas e as conduziram para uma estrada nas proximidades da cidade de Cipó, onde logo após as liberam e fugiram com o automóvel, tomando destino ignorado.
O fato foi comunicado a DP de Tucano, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.DO GIL SANTOS
Homem tenta matar a mãe a machadadas e é morto pela PM em Serrinha-BA
Um homem foi morto pela polícia no início da manhã desta segunda-feira (5), por volta das 11h, na localidade conhecida como Sorocaba, zona rural de Serrinha, ao tentar matar a própria mãe a golpes de machado.
Segundo a Central de Comunicação da Polícia Militar (16º BPM), uma equipe foi chamada para atender a ocorrência e encontrou Valnei dos Santos Ribeiro, 31 anos, agredindo a mãe Jovelina dos Santos Ribeiro, 56 anos, com um machado. Os PMs ainda tentaram negociar e imobilizar o indivíduo, porém sem êxito.
Descontrolado e obstinado, o homem atacou e aplicou o primeiro golpe na cabeça da mãe que, mesmo caída, conseguiu se defender do segundo golpe. “Na hora que ele levantou o machado ela colocou o braço esquerdo


na cabeça para se defender e teve fratura exposta. Por muito pouco o cara [Valnei] não abriu a cabeça dela”, comentou um policial que participou da ação.


Com o objetivo de proteger a mulher, os PMs dispararam o primeiro tiro, mas o rapaz continuou a agressão até receber o segundo. Ainda com vida, Valnei foi levado pelos próprios policiais para a emergência do Hospital Municipal (HM) de Serrinha aonde já chegou morto. O corpo foi removido e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.
Jovelina foi internada no HM e não correr risco de morrer. Em conversa com o repórter Renny Maia da Rádio Continental, ela disse que estava dentro de casa quando foi atacada pelo filho que, segundo declarou, sofre com problemas mentais e estava sendo acompanhado pelo Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) de Serrinha.
Segundo o delegado Fábio Silva, coordenador da 15ª Coorpin, Valnei já havia sido preso em dezembro de 2010 por tentar matar a mãe e um irmão com um facão.GIL SANTOS COM Fonte do Site do Clériston Silva
Homem morre afogado no Rio Itapicuru em Queimadas
Um homem de 38 anos foi encontrado afogado no Rio Itapicuru em Queimadas, cidade que fica a 106 km de Serrinha, na manhã desta segunda-feira (5), por volta das 5h30m.
De acordo com familiares, Sivaldo Matos de Oliveira estava desaparecido desde a tarde do último sábado (3) quando saiu de casa para tomar banho no rio. As buscas foram iniciadas no mesmo dia, mas apenas as roupas da vítima foram encontradas às margens do rio.
O corpo foi encontrado por um pescador identificado pelo pré-nome de Geraldo que imediatamente acionou a polícia.
O rio é conhecido na cidade por receber muitos moradores e turistas aos finais de semana. A perícia foi ao local e encaminhou o corpo para o DPT de Feira de Santana.
A orientação da Polícia Militar em casos como este é nunca ultrapassar o limite de água recomendado, que é na altura do umbigo. Outra dica é nunca tentar salvar alguém, este é um trabalho que exige preparação de profissionais. Em caso de afogamento, o socorrista deve ser acionado imediatamente. Clériston Silva com informações e foto do blog Pedrolândia News
Coité: Mulher visita túmulo do marido todos os dias desde 2009
O dia de finados, criado para homenagear no dia 2 de novembro as pessoas falecidas, é lembrado todos os dias pela ex-funcionária da Caixa Econômica de Conceição do Coité, no nordeste baiano, Juçara Silveira Oliveira, 53 anos. Desde a morte do seu marido, Mário Raimundo da Silva Oliveira, 50, no dia 4 de março de 2009, a aposentada visita todos os dias o túmulo do ex-companheiro.
Juçara só não comparece ao cemitério de Conceição do Coité em três períodos, considerado “muito justo” por ela. Ela se ausenta apenas para realizar três viagens à cidade natal de Mário, em Santana, no oeste baiano – 900 km de Conceição do Coité. “Vou para lá no natal, no carnaval, porque é a mesma data de aniversário da mãe de Mário, e na festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Mas a cova de Mário não fica desassistida. Quando saio, meu filho adotivo Ricardo França faz o meu papel de visitar o túmulo, molhar a grama e organizar tudo que for preciso”, contou em entrevista ao site Calila Notícias.
O casal trabalhava na mesma agência bancária e chegavam e saiam sempre juntos do trabalho. “Tenho um compromisso de enquanto estiver aqui na terra não deixar Mário cair no esquecimento. Ele era uma pessoa boa e amiga e a população precisa saber quem foi essa pessoa”, disse.
Juçara ainda costuma colocar frequentemente faixas na frente do cemitério com mensagens direcionadas ao ex-companheiro. Apesar de cuidar diariamente do espaço onde seu marido repousa eternamente, a aposentada não acredita que o espírito dele ainda esteja "vagando pela terra". O ex-funcionário da Caixa Econômica morreu após sofrer um infarto quando andava de bicicleta.

Estado do RJ 'fecha as portas' com mudanças nos royalties, diz Cabral
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, declarou nesta quarta-feira (7), ao chegar a uma reunião no Ministério da Fazenda como Guido Mantega e outros governadores, que o estado do Rio de Janeiro perderá R$ 4 bilhões por ano com as alterações aprovadas pelo Congresso Nacional na lei dos royalties do petróleo.
"O projeto de lei em si gera um colapso nas finanças públicas do estado do Rio de Janeiro. Gera no estado uma perda de R$ 4 bilhões no ano que vem. É absolutamente inviável. O estado fecha as portas. Então, não se faz Olimpíadas [previstas para 2016], não se faz Copa do Mundo [em 2014], não se paga servidores públicos, aposentados e pensionistas", declarou Cabral a jornalistas.
Saiba mais:


O governador informou ainda que sua expectativa é de que a presidente da República, Dilma Roussseff, vete o projeto aprovado no Congresso Nacional. "Estou tranquilo porque a presidente já anunciou publicamente, inclusive em uma reunião com vários prefeitos do Brasil, que não sancionaria um projeto de lei que tivesse invasão de contratos já assinados (...) É evidente que isso é inconstitucional e a presidente vai vetar", disse ele.
O mesmo discurso foi adotado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que, assim como no caso do Rio de Janeiro, é considerado um "estado produtor" que perderia recursos com a nova divisão dos "royalties" do petróleo. "Não teve solidariedade federativa no Congresso. Isso reduz a receita do estado. Haveria uma perda de R$ 11 bilhões até 2020", declarou ele.
Assim como Sérgio Cabral, ele também espera que a presidente Dilma Rousseff vete as alterações aprovadas no Congresso Nacional. "Nós estamos convictos de que a presidente Dilma possa vetar essa matéria. Ela disse que vetaria mudanças de contratos. A presidente não é de mudar a palavra. Estamos convictos no veto, mas também estamos preparados para ir ao Supremo Tribunal Federal", afirmou ele.
Royalties
O texto traz uma redução de 30% para 20% na fatia de royalties destinada à União. Os estados produtores deixariam de receber os atuais 26,25% dos royalties, passando para 20%. Os municípios produtores também passariam de 26,25% para 15% em 2013 diminuindo até 4% em 2020. Municípios afetados por embarcações sairiam dos atuais 8,75% para 3% em 2013, para chegar a 2% em 2020.
Estados não produtores aumentariam sua fatia nos royalties: sairiam dos atuais 7% para 21% em 2013, chegando a 27% em 2020. Os municípios não produtores também veriam crescer sua parcela: dos atuais 1,75%, passariam a 21% em 2013 e chegariam a 27% em 2020.
Participação especial
O texto determina ainda a redução de 50% para 42% da parcela da União em 2013 na participação especial. O percentual chegaria a 46% em 2020.
Atualmente, os outros 50% da participação especial vão apenas para estados produtores (40%) e municípios produtores (10%).
Pela proposta do Senado, os estados produtores terão 32% da participação especial em 2013, e 20% em 2020. Os municípios produtores, conforme o texto do Senado, receberão 5% da participação especial em 2013 e 4%, em 2020.
Outros 10% serão destinados, em 2013, ao Fundo Especial dos Estados e do Distrito Federal. O índice cresce para 15% em 2020. Os mesmos percentuais são aplicados para o Fundo Especial dos Municípios.
Fundo especial
No relatório, Vital do Rêgo afirma que a proposta é uma “solução para os mais de 5 mil municípios que têm direito a uma parte da riqueza da nação, independentemente de sua localização geográfica e que, atualmente, recebem somente algo em torno de 6% dos royalties e, absolutamente nada das receitas da participação especial”.
O relatório prevê a criação de um fundo especial que "destinará para a totalidade dos municípios, já em 2012, o equivalente a R$ 4 bilhões, que serão distribuídos de acordo com o mesmo critério de rateio do Fundo de Participação dos Municípios. Isso representa um aumento de quase sete vezes em relação aos valores de 2010".
O fundo especial também destinará, segundo o relator, R$ 4 bilhões a todos os estados e ao Distrito Federal. “Isso beneficiará diretamente os 17 Estados (além do Distrito Federal) que, atualmente, encontram-se praticamente alijados do processo de distribuição das receitas de petróleo”, diz trecho do relatório.
Em 2010 o fundo especial destinou a todos os estados R$ 160 milhões. A previsão no relatório é que até 2020 o fundo especial esteja distribuindo cerca de R$ 16 bilhões para estados e outros R$ 16 bilhões para os municípios.DO G1 DA GLOBO
Adriano segue conselho de Zinho, vai ao CT e promete pronunciamento

Depois de deixar Zinho explicar sozinho sua saída em entrevista coletiva na tarde dessa terça-feira, Adriano seguiu o conselho do diretor de futebol do Flamengo e apareceu no Ninho do Urubu na manhã desta quarta. Às 9h21m, o Imperador, dirigindo o próprio carro, chegou ao clube para se despedir e tomou café da manhã com os companheiros.
Em seguida, passou rapidamente pelo departamento médico com o doutor Marcelo Soares, assistiu ao treinamento da beira do campo e, sorridente, conversou com alguns funcionários.
A ideia de Adriano é fazer um pronunciamento, sem responder a perguntas, após o treino da equipe rubro-negra.
Na terça, Zinho admitiu que ficou incomodado com a ausência do atacante e disse que esperava que ele aparecesse para se despedir e explicar os motivos de sua saída.
- Acho importante ele vir aqui, bater um papo com os amigos. As portas estão abertas para ele nos visitar, e acho legal ele fazer um comunicado para vocês (jornalistas), se despedindo do torcedor. Ele está jogando fora um grande momento da vida dele, o que dá mais alegria a ele - disse o dirigente.GLOBO ESPORTE
SAULO FERNANDES DEIXA BANDA EVA
Vocalista da banda Eva há 10 anos, Saulo Fernandes confirmou em entrevista à repórter Wanda Chase da TV Bahia, afiliada da Globo no estado, sua saída do grupo."É, verdade Wandinha", diz o músico ao ser perguntado sobre a ausência na banda a partir de 2013.   A saída do músico vai ser oficializada na noite desta quarta-feira (7), durante um show da banda Eva, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.No dia 17 de outubro, em entrevista ao G1, Saulo hesitou e disse que preferia não comentar o boato sobre sua saída. "Por questões éticas, eu prefiro não falar sobre esse assunto nesse momento. De antemão, quero dizer que minha relação com o Eva é maravilhosa. Não tem essa mentirada toda que está rolando. Está tudo certo, não quero falar sobre isso e no momento certo vou falar", afirmou o músico.Os rumores de que o músico deixaria a banda se intensificaram no dia anterior, depois da jornalista Wanda Chase comentar o assunto no jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia."Na verdade, sempre quando termina um carnaval, isso há uns três anos, e depois do Fortal isso ficou muito mais forte, se comenta essa saída do Saulo. Só que agora tem um detalhe importante porque algumas pessoas foram sondadas para substituir Saulo na banda Eva. Uma dessas artistas foi Ana Mammeto. Agora se comenta que Felipe Pezzoni, da banda Mil Verões, iria substituir Saulo na banda Eva. Nada confirmado", disse a jornalista.
Supremo volta a definir penas para réus do mensalão nesta quarta
O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a definir nesta quarta-feira (7) as penas para os réus condenados no processo do mensalão. O julgamento ficou suspenso por mais de uma semana em razão de uma viagem do relator, o ministro Joaquim Barbosa, para tratamento médico na Alemanha.
Dos 25 considerados culpados, os ministros definiram somente a pena de Marcos Valério (cerca de 40 anos), apontado como operador do mensalão, e começaram a estipular a punição do ex-sócio dele Ramon Hollerbach (que já soma 14 anos de prisão).
O Supremo deve reiniciar a fase de dosimetria (tamanho das penas) com a continuidade da pena de Hollerbach. O próximo a ter a pena fixada deve ser o outro ex-sócio de Marcos Valério Cristiano Paz.
A pena de Valério e as punições já analisadas a Hollerbach ainda podem mudar. Isso porque os ministros afirmaram que usariam a semana de folga do processo para uma "reflexão" que poderia levar ao aumento ou diminuição de penas. Além disso, ao final do julgamento deverá ser feito um ajuste considerando o papel de cada um no esquema.
Durante o julgamento, o Supremo entendeu que houve desvio de verbas e obtenção de empréstimos fraudulentos com a finalidade de comprar apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula. Além dos 25 condenados, 12 foram absolvidos pelo plenário do STF.
SAIBA MAIS:
O julgamento será reiniciado também sob o impacto de polêmica envolvendo Marcos Valério. Na semana passada, o jornal "O Estado de S.Paulo" revelou que Valério prestou depoimento no fim de setembro na Procuradoria Geral da República, com o julgamento em andamento, e ofereceu a delação premiada em troca de proteção policial.
Depois, a revista "Veja" informou que, no depoimento, Valério teria revelado que o PT pediu ajuda a ele para conseguir dinheiro a fim de neutralizar chantagem de um empresário. Esse empresário, segundo a revista, ameaçava envolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no caso do assassinato do então prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel (PT), em 2002.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já afirmou que Valério não precisa de proteção imediata, mas o tema pode ser discutido pelos ministros da corte com a retomada do julgamento.
Distorções
Antes da pausa de mais de uma semana, durante a análise das penas de Valério e Hollerbach, verificou-se que o ex-sócio poderia obter uma multa maior do que o próprio Valério, considerado o operador do esquema.
Na fase de dosimetria, Valério obteve 40 anos, 6 meses e 1 dia de prisão. A multa é estimada em R$ 2,72 milhões (em valores que ainda serão corrigidos). A pena parcial de Hollerbach soma 14 anos de prisão e a multa de R$ 1,634 milhão.
Quando o julgamento foi interrompido na última sessão, os ministros discutiam a possibilidade de Hollerbach ter pena maior para lavagem de dinheiro do que Valério. Na punição de lavagem a Valério, foi vencido o voto do revisor, ministro Ricardo Lewandowski, que propôs 6 anos de prisão para Valério ante os 11 anos de detenção propostos pelo relator.
Sobre Hollerbach, Barbosa propôs 7 anos de prisão. Assim, o ministro Celso de Mello, magistrado com mais tempo de corte, sugeriu um pena alternativa, de 5 anos e 10 meses, e afirmou que deve rever o voto no caso de Marcos Valério e aumentar a punição do réu na condenação por lavagem de dinheiro.
Aposentadoria do presidente
Com a retomada do julgamento nesta quarta, só restarão mais quatro sessões até a aposentadoria do atual presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, que completa 70 anos no próximo dia 18 de novembro.
Com isso, o Supremo deverá concluir o julgamento com nove dos 11 ministros, já que a vaga de Cezar Peluso, que se aposentou em agosto, ainda não foi preenchida. O substituto, Teori Zavascki, deve tomar posse no dia 29 de novembro e não deve participar do julgamento.
NOTÍCIAS RETIRADAS DE SITES PARCEIROS COM FONTE CITADA NO FINAL DE CADA UMA DELAS
CLIQUE AQUI E Veja 10 carros e 10 motos mais vendidos em outubro de 2012

Postar um comentário

0 Comentários