Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

OPINIÃO DO LEITOR: MENSALÃO-LULA FOI O CHEFE DA QUADRILHA?

Afirmar o que está dito na chamada deste artigo, vou responder pelo crime de difamação e calúnia. Além de ter no meu encalço agentes do governo, pegando no meu pé. Tenho experiências tristes sobre isto. No entanto, se a imprensa não pode falar, vou me arriscar a falar.
Ao assistir detidamente, nestes últimos 50 dias de julgamento do processo penal de número 470, conhecido como mensalão, chego a mesma conclusão que a população, que tem o mínimo de consciência, chega. Os réus do mensalão estão sendo abatidos um a um. Num processo de volta à normalidade institucional, começando pelo STF. O poder judiciário é um dos pilares da democracia. E este vem demonstrando ao país, para que veio ou para que existe. Chego a me emocionar de orgulho pela instituição STF do Brasil.
Curiosamente, o presidente Lula, que seria o pivô do esquema mensalão, operado pelo seu chefe da Casa Civil, José Dirceu, por longo período, mais de 2 anos, está fora do processo. Nem vamos analisar quem pecou em não incluir o presidente Lula no processo mensalão. Diz o Procurador Geral da República, que havendo indícios suficientes, deve iniciar o processo investigativo pelo juízo de 1ª instância. OK. Não entendo uma linha de processo judicial, portanto acredito que isto tudo seja verdade. Acredito que seja. Nem tenho motivo para duvidar.
No entanto, as circunstâncias mostram que efetivamente o comando do processo mensalão coube ao presidente Lula. A compra de votos dos parlamentares foram importantes para aprovação das leis importantes para o seu governo. Se não houve conivência, houve omissão deliberada para que o processo mensalão fosse comandado pela Casa Civil, dentro do próprio Palácio Planalto. As evidências de que realmente tivera sua anuência é cristalina. Não deixam dúvidas. Só o que falta é a prova material. Apenas isto.
Não posso afirmar, pelas letras jurídicas, que o presidente Lula é o chefe da quadrilha, mas moralmente, o povo já fez o seu julgamento. O povo sabe que Lula foi o responsável pela quadrilha que operou o processo mensalão. E a história nos mostrará e confirmará o que já é público e notório.
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR. E-mail: sakamori@hotmail.com

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Uma palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito.
    Voltaire

    ResponderExcluir
  2. Uma palavra e tudo está salvo / Uma palavra e tudo está perdido.
    André Breton

    ResponderExcluir
  3. Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim.
    Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  4. O verdadeiro significado das coisas é encontrado ao se dizer as mesmas coisas com outras palavras.
    Charles Chaplin

    ResponderExcluir
  5. Como já dizia Maluf, hoje o Grande Amigo de Lula, "Eu não vi nada, eu não sei de nada, eu não conheço ele, eu não..."

    ResponderExcluir
  6. ... IRONICAMENTE A "ERA LULA" CARACTERIZA-SE POR UMA MAIOR AGILIDADE DOS TRES PODERES... A JUSTIÇA JULGANDO CRIMES DESTA NATUREZA COM UMA COBERTURA TOTAL DA IMPRENSSA.

    AGORA TALVEZ SEJA O MOMENTO DIFICIL NA VIDA DO SR. INACIO LULA DA SILVA... AGORA QUE ESTÁ LONGE DO PODER E DA MEMORIA POUCO AGUÇADA DO POVO!

    """A MÃO QUE AFAGA É A MESMA QUE APEDREJA"""
    Augusto dos Anjos - poeta paraibano.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.