Na semana passada, ficamos chocados com a morte de uma menina de 12 anos na Ilha de Itaparica por causa de uma simples manga, pelo seu primo de 17 anos. Segundo o adolescente infrator, a intenção era intimidar. Imaginem, intimidar com uma arma em punho! Outro dia, não muito longe de nós, também um jovem foi morto por causa de uma dívida de dois reais.
Quanto vale uma vida? Uma manga? Dois reais? A vida, esse presente divino, de valor incalculável pode custar tão pouco?
Diante de tantas questões, penso sobre as guerras onde tantas vidas se perdem pela ganância de alguns, por um povo se julgar superior a outros e assim, milhares de vidas se esvaem sem que nos demos conta. Vocês sabem quantas guerras existem hoje, no mundo? Oficialmente, 14 países estão em guerra: o Iraque, o Afeganistão, a Somália e alguns outros, mas as guerras civis, aquelas que acontecem no próprio país, cidadãos contra cidadãos, somam-se mais de trinta. Muitos países da África subsaariana como a Etiópia, Uganda e outros tantos vivem em constante tensão.
Embora as guerras sejam violentas, muitas vidas tem sido perdidas no trânsito, em acidentes ou até numa simples discussão, que culmina em tiros. Aqui pode mais quem tem uma arma e a vida, frágil, é engolida pela disputa de poder. A violência urbana mata mais que as guerras, a fome, a AIDS, o câncer matam mais que as guerras.
Os seres humanos tem perdido o que tem de mais precioso: o respeito à vida de outros seres humanos. Que valor terá a vida daqui pra frente?
Um abraço apertado, com muita, muita vontade de viver!
Niclécia Gama
0 Comentários
ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.