Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

EDUCAR PARA TRANSFORMAR VIDAS: JORNADA PEDAGÓGICA 2013 EM CIPÓ

No último dia 27/02, teve início em Cipó, o primeiro passo da Jornada Pedagógica 2013 – com o lema: “Educar para transformar Vidas”.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.” Jean Piaget
      Estavam presentes no evento além dos educadores, o prefeito municipal e seu vice, secretários, vereadores, poder judiciário, comando da PM, representantes dos conselhos municipais da educação e FUNDEB, diretoria do SENAC e diretoria da DIREC 11.
      A secretaria de educação com uma fala emocionada destacou a importância daquele momento e necessidade de que todos devem estar unidos pela melhoria da qualidade de ensino do município e a urgência de juntar todas as forças para que as vidas das crianças, jovens e todos que são assistidos pela educação sejam transformados por um conjunto de ações e ideias inovadoras.
      Finalizando o primeiro dia de atividades a tão esperada palestra com o consultor prof. Rodrigo Santos, teve início com a alegria de uma dança que contagiou os presentes, tão diferente que todos ficaram ansiosos pelo que viria em seguida, dando início, Rodrigo Santos, trouxe seu carisma e empreendedorismo numa mensagem voltada exclusivamente para os homenageados da noite: os educadores.
      Sua sólida formação acadêmica em áreas como educação, administração, psicoterapia, política e estratégia, aliada a uma vasta experiência como executivo, consultor e educador, no Brasil e no exterior trouxe a Jornada Pedagógica de Cipó-2013 a vivência internacional e experiência de um líder que superou desafios, através de fatos de sua infância.
      Na quinta-feira (28/02), os educadores foram até o Salão Maria Bonita no Grande Hotel. Lúcia Margarida Chamusca de Carvalho, arte-educadora, escritora, compositora e intérprete, produtora de arte para criança, autora e diretora do projeto brincando de cantar na escola iniciou as atividades descontraídas no local. A mesma facilitou vivências, e trouxe sua experiência demais de 20 anos em congressos nacionais e internacionais em todo brasil.
      Interagiu com os professores, resgatou canções do cancioneiro popular, brincou de roda, trouxe dinâmicas. Tia Lú, de uma forma espontânea fez os professores sorrirem e acreditarem e suas capacidades, uma tarde sonhos, termos técnicos contextualizadas com um jardim de infância e fantasias, feitos especialmente para educadores que fazem da sala de aula um espaço para que crianças e jovem se tornem transformadores de uma geração.
      Uma ideia mais que acertada que contagiou a todos os presentes, debaixo de muitos aplausos, tia Lú se despediu e deixou uma semente de alegria e a motivação nos corações de cada professor.
      Finalizando a primeira etapa da jornada, Foi lembrado a vivência da sala de aula e os desafios do professor com temas como: Novas tecnologias em sala de aula e diferenças sociais, raciais e sexuais com o grupo de teatro C4, a dança contemporânea com Ademir e fechando com a palavra de Benigna, representante da consultoria "COMO EDUCARE" de Salvador que trouxe esses momentos inesquecíveis.

Postar um comentário

0 Comentários